Controle de estoque – dicas para economizar tempo e dinheiro

Software para controle de estoque

O controle de estoque é muito importante para reduzir os custos de uma empresa. Quanto mais rentável o estoque, maior deve ser o controle. Sendo que o estoque, naturalmente é a “matéria-prima” de qualquer organização.

A falta de informação com certeza torna a empresa menos competitiva no mercado pois dificulta a decisão quanto a política de comercialização de vendas.
Este controle é fundamental para a diminuição dos custos. Estoques elevados e mal administrados encarecem o preço final dos produtos, bem como uma aplicação indevida do capital de giro. No Mundo Globalizado para serem competitivas as empresas necessitam uma correta manutenção, mantendo apenas as quantidades necessárias para a produção ou distribuição.

Se a sua empresa possui um pequeno estoque, pode-se utilizar uma planilha para facilitar este controle. Em um artigo do consultor Dilson Campos do Sebrae – MG, ele enfatiza que a tomada de providências para redução dos produtos parados no estoque é muito importante para que as empresas não percam dinheiro.
Segundo Campos, o controle de estoque deve ser organizado para fornecer as seguintes informações:

  • o montante financeiro do estoque e o valor por linha de produtos;
  • as quantidades em cada item de estoque;
  • a quantidade e custo das mercadorias vendidas;
  • os estoques sem movimentação;
  • a necessidade compras/reposição de estoques e fluxo de caixa.

Se sua organização se encaixa no perfil acima, e você deseja realizar o Controle de Estoque para PME, o próprio Sebrae disponibiliza uma planilha em Excel para facilitar este serviço nas pequenas empresas, faça o download da planilha para controle de estoque neste link.

Se você perceber que está gastando muitas horas fazendo o controle ou não o faz por falta de tempo, é hora de investir. O correto controle de estoques não pode ser efetuado isoladamente, algumas medidas devem ser implementada pela empresa. A melhor alternativa para economizar tempo e dinheiro ao montar o inventário da empresa é informatizar o gerenciamento do estoque.

Os estoques merecem uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo gerenciamento e auditoria do mesmo, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil reflete diretamente na apuração do Lucro Líquido de cada empresa.

Abaixo listamos 10 fundamentos básicos que toda equipe responsável pelo gerenciamento de estoque precisa realizar periodicamente na gestão. Caso sua empresa não realiza algum destes fundamentos, é hora de pensar em um software:

  1. Saber quanto comprar, quando comprar, o que comprar e o quanto manter em estoque;
  2. Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;
  3. Controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecer informações sobre a posição dos itens estocados;
  4. Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados;
  5. Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados;
  6. Evitar o extravio de mercadorias;
  7. Planejar as compras, evitando a estocagem de itens desnecessários;
  8. Conciliar os saldos físicos com os contábeis;
  9. Efetuar a promoção dos itens que não estão girando;
  10. Permite acompanhar com maior rapidez das mudanças de hábito de consumo dos clientes;

A Odhen, com sua experiência em diversos setores de negócio, em parceria com a Teknisa Software, observou a necessidade que as empresas têm em melhorar, cada vez mais, a gestão de seus estoques.

Nesse intuito tornou disponível o Serviço Personalizado Odhen, que conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados que irão atuar com as melhores práticas e soluções para os problemas relacionados ao gerenciamento. Ter um controle adequado e acompanhamento da evolução dos consumos para a produção são críticos para a lucratividade e competitividade empresarial. Pensando nisso, a Odhen institui que o serviço seja personalizado e que possua duas frentes distintas: um método para as empresas que possuem sistemas da Odhen e outro para as empresas que não possuem.

Usando todo o know-how de mais de 20 anos, a Odhen hoje, possui extrema faculdade de observação e tomada de decisão no que tange logística e planejamento. A ideia principal é saber quem é o vilão dos desperdícios, resolvendo situações singulares para que as empresas não percam dinheiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>